Desenvolvendo Equipes

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Remuneração como ferramenta de estimulo para a motivação (parte 9)

Remuneração como ferramenta de estimulo para a motivação
O modelo de remuneração vem sofrendo mudanças ao longo do tempo. Deixou de ser  utilizado o termo “salário” para algo mais abrangente, como remuneração ou recompensas, pois nem sempre o funcionário recebe apenas dinheiro por seus resultados no trabalho.
A remuneração é considerada um tópico importante nas organizações, pois ele é o maior componente de custo operacional, impacto no sucesso das estratégias do negócio e constitui-se uma ferramenta motivacional poderosa. (Martocchio apud Hanashiro, 2008). No entanto, o desempenho de que falaremos não esta relacionada apenas ao desempenho individual, mas ao desempenho atrelado as metas das equipes, em geral quantificáveis e conectadas aos objetivos da empresa.
Hanashiro (2008), afirma que a remuneração é um estimulo poderoso para promover mudança organizacional, porém, é necessário identificar qual a filosofia de recompensas da empresa:
1.             Remunerar com base na contribuição do colaborador em relação de parceria de risco, levando em conta essencialmente o desempenho individual?
2.             Incluir definições sobre recompensas não financeiras?
3.             O pretende atingir com a política de benefícios?
4.             Remunerar com base na importância dos cargos individuais e progressão salarial atrelada a maturidade profissional?
5.             A remuneração com os valores estratégico da organização?
6.             A remuneração reflete as características do sistema de gestão vigente?
Estas são algumas questões, que respondidas, podem ajudar a identificar melhor a filosofia de recompensas da empresa e que servirão de base para definir a política de recompensas mais adequada à organização.
Abordagem baseada em Stakeholders
Uma remuneração variável permite que o funcionário seja reconhecido pelos seus resultados a partir de indicadores de seu desempenho. Uma remuneração fixa não possibilita esse reconhecimento. Além disso, prover recompensas não financeiras contribui para a satisfação de uma necessidade individual nem sempre coberta pela remuneração financeira.
Objetivos da remuneração
Determinar uma política de recompensas tem o intuito de, definir objetivos para garantir sua efetividade como um instrumento de gestão administrativa (Hanashiro, 2008), portanto ela deve:
a)             Manter a equidade dos salários dos empregados.
b)            Atrair e manter os melhores talentos necessários à organização.
c)             Recompensar os melhores talentos, necessários à organização.
d)            Recompensar o desempenho passado dos funcionários.
e)            Vincular o futuro desempenho dos funcionários às metas da organização.
f)              Estimular os comportamentos para a realização de metas.
g)             Veicular os valores da organização.
h)            Ser instrumento de gestão de desempenho, vinculado à estratégia a remuneração, com vista ao desenvolvimento do funcionário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do "Profissional ao nerd".