Equipes interfuncionais
Por mais que possam existir equipes produtivas nas empresas, os resultados podem ser comprometidos, pois na maioria das vezes o trabalho é realizado por departamento, sendo assim os objetivos se tornam somente o objetivo do departamento e não da empresa.
Empresas que buscam alto desempenho estão optando por uma reengenharia nos fluxos de trabalho através das equipes interfuncionais, onde seus componentes não pertencem somente a um departamento, mas que por vezes estão interligados através de processos de trabalho. (Kotler, 1998, pg. 74).
As equipes interfuncionais, chamadas às vezes de "círculos de qualidade", constituem uma técnica comum para motivar funcionários de departamentos diferentes a trabalhar juntos. Unindo todas as pessoas envolvidas em um processo, as equipes interfuncionais podem montar um quadro mais fidedigno do que está acontecendo, examinar as debilidades em todo o sistema e gerar uma grande variedade de idéias sobre as possíveis causas de um problema e suas soluções. As equipes interfuncionais também podem ajudar a vencer as barreiras causadas por diferenças de poder, situação, atitudes e valores dos funcionários.
Essas equipes são importantes porque uma só pessoa ou mesmo um único departamento raramente controla ou compreende o processo como um todo. Por exemplo, muitos funcionários contribuem para a prevenção de infecções em uma clínica, incluindo os profissionais que utilizam técnicas que "evitam o toque", assistentes que limpam e esterilizam ou desinfetam o equipamento, o pessoal de limpeza e os gerentes que fazem os pedidos de fornecimento de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar do "Profissional ao nerd".