Desenvolvendo Equipes

sábado, 12 de novembro de 2011

Recompensas Financeiras (parte 10)

Recompensas Financeiras
Muitas vezes nos deparamos com um modelo de recompensas financeiras baseadas unicamente nos cargos disponíveis na empresa e nãos nos conhecimentos ou resultados do funcionário. Dois princípios básicos que sustentam este modelo:
·         Consistência Interna. Refere-se a noção de justiça da estrutura salarial. Compatibilidade entre cargos e salários.
·         Consistência Externa. Corresponde a noção de justiça em relação à outras empresas do mercado. Compatibilidade entre salários das empresas e de mercado.
É importante que haja na empresa uma análise de cargos, a partir da descrição das funções e mensurados a partir do grau de importância de acordo com as atribuições específicas, responsabilidade exigida, nível de escolaridade ou outro critério definido pela empresa. (HANASHIRO, 2008)
Remuneração Variável
A Remuneração Variável ganhou notoriedade, principalmente, a partir de 1994 com a medida provisória instituída pelo governo e posteriormente transformada em Lei, (10.101, de 19 de dezembro de 2000) que obriga algumas categorias de empresa o pagamento do PLR (Participação de Lucros e Resultados). A idéia é compartilhar com os funcionários os riscos e os sucessos do negócio. (ALVAREZ, 1999)
As estratégias de remuneração variáveis podem ser categorizadas como individual, grupal, corporativa de curto e longo prazo. (HANASHIRO, 2008). As principais serão apresentadas a seguir:
A)     Participação nos lucros
Pagamento de uma parcela predeterminada do lucro da empresa a todos os funcionários, na forma de percentual do salário base ou até mesmo uma parcela fixa. No entanto, esta forma de remuneração não tem vinculo com o desempenho do trabalho individual.
B)      Participação nos Resultados
Refere-se ao pagamento vinculado ao atingimento de metas pré-estabelecidas e específicas, correspondentes a produtividade, qualidade, redução de custos e outros indicadores. Assim, geralmente, o ganho é auto-financiado.
C)      Pagamento por mérito em parcela única (lump-sum Award)
Ao invés de proporcionar um aumento no salário base do trabalhador, este receberia uma parcela no valor total do aumento. Desta forma a empresa mantém os salários inalterados.
D)     Remuneração de Equipes
É um tipo de remuneração variável ainda bastante recente e trata-se de um pagamento  de prêmios ou bônus mediante os resultados obtidos pela equipe e não baseado no desempenho individual.
E)      Prêmio especial de reconhecimento
Trata-se de um pagamento único a uma pessoa ou equipe pequena pela contribuição extraordinária ou para desempenhos consistentes e superiores as expectativas.
F)      Bônus
Um incentivo em dinheiro, pago geralmente ao final do ano e não incorporado ao salário base. Geralmente utilizado como estratégia de remuneração para o nível gerencial.
G)     Stock Options
Esta modalidade de remuneração variável consiste no direito de o empregado adquirir uma determinada quantidade de ações da empresa por um preço pré-estabelecido em um determinado período, por um valor abaixo do valor praticado no mercado.
Mesmo que as motivações dos funcionários ainda não tenham sido identificadas, já podemos direcionar este projeto para a criação de uma remuneração baseada nos Participação de Resultados e Remuneração de Equipes, pois vai de encontro à cultura organizacional da empresa e também ao objetivo deste projeto, que é estimular e aprimorar o trabalho em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do "Profissional ao nerd".