Desenvolvendo Equipes

sábado, 19 de novembro de 2011

PDCA como ferramenta de Melhoria Continua (parte 12)

CICLO PDCA PARA MELHORIA CONTÍNUA

As mudanças propostas por este trabalho levarão a um processo bastante dinâmico principalmente porque deverá envolver a participação dos funcionários, que inicialmente, poderão levantar objeções em relação a elas, além de, possuírem pouca ou nenhuma prática nas atividades que serão propostas a equipe. Por isso, para garantir a evolução dos resultados através do aprimoramento do método, teremos o PDCA como ferramenta de melhoria contínua.

O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.

O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa. (CAMPOS, 2008)

Os passos são os seguintes:
1. Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

2. Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

3. Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.

4. Act (ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.


Um comentário:

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